Sinais da Síndrome de Burnout
- psikauanapisante
- 4 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2024
A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, se caracteriza como uma resposta ao estresse crônico no ambiente de trabalho. Esse problema leva a prejuízos significativos na vida pessoal, familiar, social e profissional. O impacto dessa síndrome se apresenta em três dimensões principais:
Exaustão Profissional: esgotamento físico e psíquico, sensação de baixa energia.
Despersonalização: distanciamento interpessoal, diminuição do envolvimento emocional com o trabalho, desenvolvimento de comportamentos impessoais no tratamento de clientes e colegas.
Baixa Realização Profissional: auto avaliação negativa, sentimento de ineficácia e de incompetência.

Essas três dimensões estão interligadas. Todos esses elementos contribuem para um alto sofrimento psíquico, que resulta, principalmente, em relações conflituosas na vida organizacional, e até mesmo pessoal. Com o tempo, esses fatores levam ao isolamento.
Não é raro que a Síndrome de Burnout esteja associada a quadros depressivos e ansiosos. Se você se identifica com esses sinais, é recomendável buscar ajuda profissional. Através da psicoterapia, podemos compreender a dinâmica e o lugar que o trabalho ocupa na sua vida, resgatando os diversos elementos que compõem sua existência além do âmbito profissional. Lembre-se: o trabalho é apenas uma parte da sua vida. Ele não define quem você é e não deve ser o único fator a ditar suas experiências emocionais e relacionais cotidianas.
Recuperar a alegria pela vida profissional e pessoal é possível e necessário. Não hesite em buscar apoio para reencontrar o equilíbrio e bem-estar.
Para saber mais:
Livro “Série, Saúde Mental e Trabalho” de Liliana Guimarões
Comments